sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Benfica-Sporting: "Leões" na luta à 18ª jornada após pior época da história


O Sporting está a ser a grande surpresa da edição 2013/14 da I Liga de futebol ao manter-se na discussão do título ao fim de 17 jornadas, depois de ter feito a pior época da sua história.
Os números falam por si: o Sporting somava 19 pontos à 17.ª ronda da época transata, metade dos que soma à mesma jornada da época em curso, ou seja, 38, apenas menos quatro do que os 42 que só deram para o sétimo lugar na edição 2012/2013.

Nem o facto de Benfica e FC Porto estarem a fazer uma época abaixo do nível da anterior – os “encarnados” lideram com 40 pontos, quando há um ano comandavam com 45, “ex-aequo” com os “azuis e brancos”, que somavam mais nove pontos do que agora – retira mérito à excelente campanha do Sporting.

É preciso conceder justo realce ao trabalho do treinador Leonardo Jardim, que teve de começar a trabalhar da estaca zero, construir uma equipa nova com meia dúzia de jovens oriundos da formação, em função das múltiplas saídas e entradas do plantel, e num curto espaço de tempo dar-lhe uma identidade de jogo e colocá-la a render e a obter resultados.

Isto para não falar na desproporção de meios em termos de investimento que foi feito pelos rivais diretos no reforço dos respetivos plantéis, comparativamente ao esforço financeiro que o Sporting desenvolveu. No início da época, o Benfica investiu um montante calculado em 36 milhões de euros, o FC Porto de 22 milhões e o Sporting de dois milhões.

De resto, os frutos do trabalho de Leonardo Jardim na pré-época fizeram-se sentir logo no início do campeonato, com uma goleada (5-1) em Alvalade ao Arouca, logo seguida de outra (4-0) em Coimbra, frente à Académica.

Estas duas vitórias geraram um clima de confiança e alguma euforia, que nem o empate (1-1), em Alvalade, à terceira jornada, frente ao Benfica, arrefeceu ou beliscou.

O bom arranque permitiu ao Sporting embalar para um campeonato regular, no qual registou uma única derrota, no Dragão, por 3-1, e somou cinco empates, com Benfica, Rio Ave, Nacional, Estoril e Académica, quatro deles em Alvalade - a exceção foi no estádio António Coimbra da Mota.

O Sporting é a equipa com mais golos marcados (35) e menos golos sofridos (10) e parte, à 18.ª jornada, para o dérbi da Luz com dois pontos de atraso do Benfica e dois de avanço sobre o FC Porto, deixando no ar a expectativa sobre se terá ou não estofo para se manter firme na luta pelo título até ao fim com os rivais.

Fonte: futebol365 

0 comentários:

Enviar um comentário